A lipoaspiração , também conhecida como lipoplastia, lipoescultura, lipectomia por sucção ou lipo, é um procedimento cirúrgico cosmético minimamente invasivo que remove o excesso de gordura de uma área localizada do corpo com um tubo fino e oco conhecido como cânula. A lipoaspiração não substitui a perda de peso e a prática de exercícios. 1 Não é eficaz para eliminar a celulite ou endurecer a pele solta e flácida.
A cânula é inserida por meio de incisões feitas em áreas do corpo e é movida para soltar o excesso de gordura e aspirá-la usando um aspirador ou uma seringa acoplada à cânula. As áreas do corpo que foram tratadas parecerão mais delgadas e com contornos.
Na sala de recuperação
Após o procedimento de lipoaspiração e antes de ser transferido para a sala de recuperação, você será colocado em uma vestimenta de compressão que foi personalizada e ajustada antes do procedimento. Normalmente, você receberá alta da sala de recuperação uma hora após o procedimento.
Você será monitorado enquanto estiver na sala de recuperação. Os sinais vitais serão verificados, incluindo a pressão arterial e os níveis de oxigênio, e você será observado quanto a sinais de náusea ou tontura.
Após a alta da recuperação, você deve ter os seguintes suprimentos prontos para o retorno para casa:
- Roupas confortáveis e soltas
- Toalhas escuras para colocar no assento do carro para absorver os fluidos que vazam
- Travesseiros para descansar
- Água engarrafada
- Biscoitos de soda para enjôo
- Medicação para dor
Seu kit de cuidados pós-lipoaspiração
Antes da cirurgia, certifique-se de ter estes itens facilmente disponíveis:
- Roupas confortáveis e soltas
- Toalhas escuras para sentar para absorver qualquer vazamento de fluidos
- Travesseiros para descansar
- Água engarrafada
- Biscoitos de soda para enjôo
- Medicação para dor
Cuidando de Suas Incisões
Dependendo da preferência do seu cirurgião, você pode remover os curativos externos do local da lipoaspiração 24 a 72 horas após a cirurgia. Suas incisões podem ser deixadas abertas ou fechadas com um ponto. Se você tiver fitas ou fitas esterilizadas sobre as incisões, deixe-as no lugar. As fitas esterilizadas devem ser deixadas sozinhas e deixadas cair sozinhas, ou serão removidas pelo seu cirurgião no consultório.
Certifique-se de usar roupas largas. Roupas apertadas podem esfregar nas incisões, irritando-as e dificultando a cicatrização.
Como reduzir a dor
A dor é o sintoma mais comum após a lipoaspiração, por isso para aliviar esse desconforto, o médico pode indicar remédios analgésicos, como a dipirona, remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, e repouso durante a primeira semana.
Além disso, após 3 dias da cirurgia, é importante começar o tratamento com drenagem linfática, para favorecer a cicatrização da ferida, diminuir a quantidade de líquidos acumulados, e reduzir a dor e o inchaço no local operado. O tempo de tratamento varia com a quantidade de líquidos acumulados e com a necessidade de cada pessoa, no entanto, normalmente, são necessárias entre 10 e 20 sessões, que podem ser realizadas diariamente ou em dias alternados.
Como diminuir o inchaço local
Para diminuir o inchaço que normalmente surge depois da cirurgia pode-se aplicar uma compressa gelada ao redor da ferida para permitir que os vasos se contraiam, o que ajuda a diminuir a inflamação e o inchaço.
Além disso, sempre que possível, é recomendado elevar o local da ferida acima do nível do coração e fazer pequenas caminhadas para facilitar a circulação de sangue e diminuir o acúmulo de líquidos.
Fonte: https://www.r7.com